1.2 Levantamento de Necessidades/Expectativas

O processo de levantamento de necessidades e expectativas é a etapa seguinte ao processo de prospecção. Para realizá-lo foi feita uma avaliação da prospecção. Ao se concluir que os riscos de se continuar o investimento é favorável, então o processo é inciado.

Este processo inclui ações frente ao potencial cliente que inclui:

  • Reuniões;
  • Entrevista com pessoas chaves;
  • Oficinas de trabalho;
  • Questionários;
  • Analise de material de apoio;
  • Analise de sistemas legados.

Estas ações podem ser complementares entre si.

Resultado do processo

O resultado final deve apresentar uma “listagem de necessidades” coletadas na visão do cliente potencial.

Todo o material fonte levantado para apoiar a elaboração da “listagem de necessidades” deverá ficar registrado como evidência do trabalho realizado. No ambiente wiki deverão serem elaborados “links” de acesso à estes materiais.

A “listagem de necessidades” deve ser materializada dentro do ambiente wiki tendo como formato padrão o modelo apresentado a seguir.


RELATÓRIO DE NECESSIDADES Versão XX

1.NOME DO CLIENTE: <Apresenta uma denominação dada ao cliente interessado para identificá-lo>

2.DATA: <Data e hora da conclusão deste relatório>

3.RESPONSÁVEL PELO RELATÓRIO: < Nomear o responsável por este relatório Funcate >

4.NECESSIDADES: < Listagem das necessidades e expectativas >

  • N01: <texto descritivo sobre a primeira necessidade>
  • N02: <texto descritivo sobre a segunda necessidade>
  • N03: <texto descritivo sobre a terceira necessidade>
  • N0X: <texto descritivo sobre a x-ésima necessidade>